Gestao Escolar
Pretendemos neste trabalho elucidar de forma ampla e esclarecida tudo quanto tem a ver com o tema (Gestão Escolar)
Conforme apontado por Lück estão escolar: constitui uma dimensão e um enfoque de actuação que objectiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino orientadas para a promoção efectiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento.
Desenvolvimento
O conceito de Gestão Escolar - relativamente recente - é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às actuais exigências da vida social: formar cidadãos, oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social.
Para fim de melhor entendimento, costuma-se classificar a Gestão Escolar em 3 áreas, funcionando interligadas, de modo integrado ou sistêmico:
Gestão Pedagógica
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Administrativa
Gestão Pedagógica Gestão de Recursos Humanos Gestão Administrativa
1. Gestão Pedagógica
É o lado mais importante e significativo da gestão escolar.
Cuida de gerir o área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar.
Estabelece objectivos para o ensino, gerais e específicos. Define as linhas de actuação, em função dos objectivos e do perfil da comunidade e dos alunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares. Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objectivos e o cumprimento de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.
Suas especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projecto Pedagógico (também denominado Proposta Pedagógica) da escola.