prointer iv
Estrutura do Ensaio Acadêmico 1. INTRODUÇÃO Dentro do parágrafo introdutório de um ensaio, o autor afirma a ideia central e qualquer informação prévia de que o leitor necessite saber. Geralmente, a ideia (tema) é declarada na segunda ou última sentença do parágrafo introdutório. Assim, lembre-se destes pontos importantes que você deve ressaltar na introdução: Tema
O que é que vai argumentar?
Descrição da estrutura do ensaio? 2. CORPO DO ENSAIO
O corpo do ensaio consiste de vários parágrafos. Cada parágrafo contém os pontos principais, necessários para provar ou desenvolver a ideia central.
Cada ponto principal pode servir como o tópico do parágrafo. O parágrafo principal geralmente é afirmado no que é chamado de uma sentença-tópico ou argumento. Como cada ponto principal deve ser provado para o leitor, o autor também inclui fatos, razões, exemplos, ou outros detalhes de apoio, com os quais desenvolve cada ponto principal. Resumindo:
Analisar e desenvolver o tema preconizado;
Estruturar o ensaio de forma que o leitor possa seguir a sua argumentação; Dar exemplos do texto que irá estudar; 12
Mencionar a bibliografia secundária para justificar suas ideias e conclusões; Dividir o ensaio em pequenos capítulos para tornar os argumentos mais compreensíveis; Indicar sempre a origem das suas citações (siga as convenções definidas pela ABNT – Assoc. Bras. de Normas Técnicas). 3. CONCLUSÃO
A conclusão do ensaio pode ser uma sentença simples, um parágrafo ou, ainda, vários parágrafos. O parágrafo conterá declarações concluintes que reafirmem e apontem a ideia central. As sentenças concluintes podem também resumir os pontos principais do ensaio. O objetivo da sentença concluinte é fazer o fechamento do texto. Assim, as declarações não devem introduzir nenhuma ideia nova. Portanto, lembre-se:
Apresente os resultados da sua análise;
Deixe clara a conclusão do seu trabalho;
Poderá ser introduzido um