Programação
Assunto:
Variáveis, instruções de entrada e saída de dados, expressões artiméticas e estrutura sequencial.
Forma de resolução:
a) Representar o algoritmo em descrição narrativa, utilizando o seguinte procedimento para análise do problema e definição da solução:
a.1) Dados de entrada:
a.2) Processamento (instruções a serem realizadas):
a.3) Dados de saída:
b) Representar o algoritmo utilizando fluxograma (diagrama de blocos)
c) Representação do algoritmo de solução do problema na linguagem C, com as entradas informadas pelo usuário.
Importante (Leia antes de iniciar a resolução dos exercícios): Variáveis: São endereços (espaços) da memória (área de trabalho do computador) utilizados para armazenar valores e poder recuperá-los; Precisam ser declaradas, informando um tipo e um identificador (nome). Exemplo: int Valor1; A linguagem C é case sentive, ou seja, há distinção entre maiúsculas e minúsculas. Exemplo: int Valor1; e int valor1; Valor1 e valor1 são variáveis distintas. A sintaxe de atribuição (armazenar um valor em uma variável) é:
Variável valor, significando que a variável recebe o valor, portanto, na linguagem C, a variável que vai armazenar (receber o valor) fica à esquerda do sinal de atribuição que é representado por “=”. Exemplo Valor1 = Valor2 + 10; Instruções: São os comandos que compõem um programa (algoritmo), as ações que serão realizadas; Cada instrução é obrigatoriamente finalizada com ponto e vírgula; Erros: Verificar se não há falta de ponto e vírgula no final de cada instrução; Verificar se o nome da variável está escrito de maneira idêntica na declaração e no uso.
c. Verificar as mensagens de erro. “error ‘Var1’ undeclared” significa que a variável não foi declarada, o que pode ocorrer por identificadores (nomes) diferentes, incluindo diferenças de maiúsculas e minúsculas.
Exercícios:
1) Ler dois números