059901110809
467 palavras
2 páginas
Coordenação Motora Nosso corpo se mantém em equilíbrio, e graças a isso conseguimos desenvolver movimentos, sejam eles bruscos ou delicados. A essa capacidade de realizar esses movimentos chamamos de coordenação motora.
A capacidade de análise do gesto a ser realizado, atividades de grandes grupos musculares com capacidade de execução de diferentes movimentos em diversos segmentos corpóreos ao mesmo tempo (dissociação). Podemos citar alguns exemplos de atividades que requerem uma boa coordenação motora global: engatinhar, pular, andar, correr, saltar, rolar, escalar (...).
A boa percepção corporal, a capacidade de análise do gesto a ser realizado, o controle neuromuscular, que permite que o movimento seja realizado de maneira harmoniosa (com força, direção, amplitude de movimento, intensidade e velocidade adequados ) e, a memória são fatores que já devem estar desenvolvidos para que haja uma boa coordenação motora global.
Quando existe algum tipo de alteração relacionado à coordenação motora global, podemos notar conseqüência como abaixo descritas:
• Gestos desarmônicos;
• Lentidão e movimentação brusca;
• Dificuldade de dissociar movimentos.
Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados. Na coordenação motora ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: