Programação
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Apresenta-se, neste capítulo, uma descrição do processo de DSI. Descrevem-se, segundo uma perspectiva histórica, as diferentes abordagens ao processo de DSI, salientando as vantagens e desvantagens de cada uma. Identificam-se e descrevem-se as fases que compõem o DSI.
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DE DSI
Entende-se por DSI o processo cujo objectivo é introduzir mudanças num SI. com o objectivo de melhorar o seu desempenho. Entre as alterações que são normalmente efectuadas, inclui- se a adopção de sistemas informáticos para suportar actividades organizacionais (Avison e
Fitzgerald, 2006).
O processo de DSI tem sido objecto de estudo de v ários teóricos e práticos, desde os anos 50, existindo várias escolas de pensamento baseadas em diferentes visões. Alguns autores estão essencialmente preocupados com problemas técnicos, outros com a mudança na natureza e conteúdo do trabalho das pessoas e outros ainda com as implicações estratégicas que o SI poderá ter na organização (Avison e Fitzgerald, 2006; Avison e Wood -Harper, 1990; livari et d.. 1999).
Flynn (1998) refere duas aproximações ao DSI, uma aproximação kard, que assume que o problema a resolver tem uma base lógica ou matemática e que um sistema informático é uma solução viável na maior parte dos casos, e uma iproximação sqft, essencialmente relacionada com os efeitos ambientais do SI, com a relação do SI com os aspectos sociais, econômicos, legais e psicológicos do ambiente, normalmente a organização para a qual o sistema é desenvolvido.
Como é sabido, não há um processo ideal para o desenvolv imento de SI, existindo, inclusive, alguma confusão entre desenvolvimento de sistemas de informação e desenvolvimento de software; é contudo, uma realidade que, hoje sm dia, cada vez mais o processo de DSI termina com a adopção de SIBC pela organização, o que de certa forma justifica esta