PROGRAMAÇÃO PUXADA COMO UMA ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA DO SUPPLY CHAIN
EFICIÊNCIA DO SUPPLY CHAIN
ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ROCKFIBRAS DO BRASIL
Paulo Sérgio Ferreira de Mattos
RESUMO
Este trabalho propõe se a determinar a ótima sequência de produção para um mix de produtos, de forma a permitir retiradas constantes de processos da produção e suprimentos. O modelo é aplicado em sistemas de produção puxada. Neste sistema a produção diária em pequena escala e variada. Assim, pode-se facilmente adaptar-se às variações de demanda e reduzir os estoques. A aplicação deste modelo leva a empresa a obter maiores lucros e melhor retorno sobre capital investido, decorrente na redução de custos, redução de estoque e melhorias da qualidade.
Através do estudo de caso da empresa Rockfibras do Brasil Indústria e Comércio Ltda., enfatizam a necessidade de demonstrar que a empresa tem que ter um planejamento e uma programação eficiente para controlar a demanda instável de seu cliente e melhorar o seu indicador de entregas.
Para atingir esse indicador, é de grande importância, que a cadeia de abastecimento esteja completamente integrada para reduzir desperdícios no fluxo de valor, oportunizar maiores flexibilidades nos processos logísticos e permitir a identificação de oportunidades de melhorias na gestão e na tomada de decisão dos diversos elos das cadeias.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, será apresentado a Programação puxada como uma estratégia de eficiência do Supply Chain, crendo que o sistema de produção puxado, irá melhorar a eficiência e eficácia fornecendo ao cliente o produto certo, no tempo certo, aumentando assim a entrega a tempo.
O tema Programação puxada foi escolhido como uma estratégia de Supply Chain, porque se acredita que para uma empresa ter sucesso na sua administração e alcançar seus objetivos de satisfação com seus clientes, é indispensável que sua cadeia de abastecimento esteja bem estruturada.
Também será exposto neste trabalho, a importância que a