irrigação
UN
NIIV
VE
ER
RS
SIID
DA
AD
DE
EF
FE
ED
DE
ER
RA
AL
LR
RU
UR
RA
AL
LD
DO
OR
RIIO
OD
DE
EJ
JA
AN
NE
EIIR
RO
O
IIN
NS
ST
TIIT
TU
UT
TO
OD
DE
ET
TE
EC
CN
NO
OL
LO
OG
GIIA
A
D
DE
EP
PA
AR
RT
TA
AM
ME
EN
NT
TO
OD
DE
EE
EN
NG
GE
EN
NH
HA
AR
RIIA
A
PROF. JORGE LUIZ PIMENTA MELLO, D.S.
PROF. LEONARDO DUARTE BATISTA DA SILVA, D.S.
SETEMBRO – 2009
Este material se constitui no principal apoio à condução das disciplinas IT 115 – Irrigação e Drenagem, oferecida ao curso de
Licenciatura em Ciências Agrícolas e IT 157 – Irrigação, oferecida aos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da UFRRJ.
Cabe-nos aqui colocar que o nosso objetivo ao escrever este material, foi meramente com o intuito de contribuir com os estudantes de nossa Universidade como também de outras, reunindo os tópicos inerentes aos programas analíticos da disciplina Irrigação. Não há de nossa parte nenhum interesse na comercialização do presente trabalho; ele é fruto do nosso conhecimento adquirido às expensas das nossas instituições e, como tal, deve ser disponibilizado a todos que por ele tem interesse. Agradecemos a todos que contribuírem com críticas e sugestões para que, cada vez mais, possamos melhorá-lo.
Os autores.
PROF. JORGE LUIZ PIMENTA MELLO jorgelpmello@gmail.com PROF. LEONARDO DUARTE BATISTA DA SILVA irriga@ufrrj.br IRRIGAÇÃO
II
É um paradoxo a Terra se mover ao redor do Sol e a água ser constituída por dois gases altamente inflamáveis. A verdade científica é sempre um paradoxo, se julgada pela experiência cotidiana que se agarra à aparência efêmera das coisas.
Karl Marx
IRRIGAÇÃO
III
AGRADECIMENTO
Quero expressar o meu agradecimento todo especial ao jovem Professor
Leonardo Duarte Batista da Silva, um grande e sincero amigo e excepcional figura humana, por ter contribuído de forma brilhante e competente para a melhoria do presente material, opinando