Analítica
O grupo III de cátions tem como principal característica formarem precipitados insolúveis de sulfeto em meio alcalino. O reagente do grupo é o gás sulfídrico na presença de amônia e NH4Cl ou solução de sulfeto de amônio.
Dentro do grupo ocorre uma subdivisão do grupo em IIIA e IIIB, isso ocorre graças ao diferente comportamento dos cátions quando em presença de solução de amônio na presença de cloreto de amônio. O ferro, alumínio, cromo e manganês (grupo IIIA) são precipitados como hidróxidos pela solução de amônia em presença de cloreto de amônio, enquanto os demais metais, zinco, cobalto, níquel permanecem em solução e podem precipitar na forma de sulfetos na presença de gás sulfídrico. O manganês pode ser considerado tanto no grupo IIIA quanto no IIIB, pois precipita nas duas formas. Os compostos precipitados do grupo IIIB são: sulfeto de zinco (ZnS), sulfeto de cobalto (CoS), sulfeto de níquel (NiS), e sulfeto de manganês (MnS).
Co2+ + S2- CoS (preto) Kps: 3.10-26
Ni2+ + S2- NiS (preto) Kps: 1,3.10-25
Mn2+ + S2- MnS (escuro, sujo) Kps: 3.10-14
Zn2+ + S2- ZnS (branco) Kps: 3.10-16
O Cobalto é um metal de transição que se encontra no estado sólido a temperatura ambiente (ponto de fusão a 1495 ºC), é essencial para diversos organismos, inclusive para os humanos, possui coloração cinza-aço e é levemente magnético, sua dissolução em ácidos minerais diluídos ocorre facilmente.
O Níquel é um metal de transição que se encontra no estado sólido a temperatura ambiente (ponto de fusão a 1455 ºC), possui grande aplicabilidade nas ligas de aço inoxidável, cunhagem de moedas, etc. É um metal duro, branco, prateado, dúctil, maleável e muito tenaz. É bastante solúvel em presença de ácido clorídrico e ácido sulfúrico, principalmente se estes estiverem a quente.
O manganês é um metal de transição que se encontra na forma sólida a temperatura ambiente (ponto de fusão a 1250 ºC),