Cadeia de suprimentos
Controlar os fluxos de informações e de produtos de maneira equilibrada para atenuar o efeito “chicoteamento” (oscilações na demanda) é o grande desafio de uma cadeia. O objetivo de uma cadeia de suprimentos é maximizar seu resultado como um todo, ou seja, o valor global gerado (receita - custo). Todos os elos participam com custos enquanto o cliente é a única fonte de receita.
Previsão X Gestão de demanda
O primeiro é utilização de métodos e modelos para que eu possa prever a demanda com base em históricos e mercado, por ex; já a gestão vai muito além da previsão (que está contida na gestão). Seria tomar decisões, por ex, com base na previsão, ou seja, gerir tomando decisões com base na demanda.
OBS: Hoje não se gerencia estoque, e sim fluxo (estoque em trânsito).
OBS 2: Gestão colaborativa seria a organização de forma sustentável de todos os elos da cadeia e não só da minha empresa, pois quando um elo falha, a cadeia pode “quebrar”.
Visões da cadeia
Visão Cíclica: Uma série de ciclos são realizados na interface entre estágios sucessivos da cadeia. * Ciclo do Cliente: Cliente / Varejista: Gestão de relacionamentos (inicia-se no contato e termina no recebimento do pedido);