programaçao
23
Discos
Armazenamento de dados
Esta é uma das funções importantes de um computador. Além de acessar e processar dados, o computador precisa também armazená-los. Existem portanto diferentes métodos de armazenamento, cada um com suas próprias características. Neste capítulo apresentaremos os principais dispositivos de armazenamento de dados:
Disco rígido
Drive de CD-ROM
Gravadores de CD
ZIP Drive
Drive de disquetes
Disco rígido
Todo usuário quer um PC com um processador rápido, uma boa quantidade de memória RAM, e um disco rígido de generosa capacidade. O que chamamos de generosa capacidade varia bastante ao longo do tempo. Em
1995, 1 GB era uma capacidade bastante generosa. Para os padrões do início de 2001, a capacidade mínima de um HD considerado modesto é 10 GB, e capacidades generosas são 20, 30 ou 40 GB. Já existem discos IDE com mais de 100 GB, dentro de pouco tempo essas altas capacidades, antes consideradas absurdas, passarão a ser comuns.
Além da elevada capacidade, também é necessário que o disco rígido apresente um bom desempenho. Quanto maior é o desempenho, menor será o tempo gasto nas operações de acesso a disco.
23-2
Hardware Total
IDE x SCSI
A maioria dos discos rígidos usados nos computadores de uso pessoal são do padrão IDE (Integrated Drive Electronics). Existe um outro tipo de disco, usado em servidores e em computadores que precisam ter altíssimo desempenho. São os discos SCSI (Small Computer System Interface). O padrão IDE também é conhecido como ATA (AT Attachment). Na maior parte deste capítulo trataremos sobre discos IDE, mas também apresentaremos os discos rígidos SCSI.
Figura 23.1
Disco rígido IDE
Disco rígido IDE e seus acessórios
A figura 1 mostra um disco rígido IDE. Alguns acessórios podem acompanhá-lo: parafusos de fixação, um manual e um disquete de instalação.
O disquete de instalação é necessário apenas quando o disco vai ser instalado em um