Programa Para Ceia
Início em nome de Jesus (dirigente Sozinho no Púlpito)
Hino 298
(Lucas 18:11 a 13) O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo desta forma: Ó Deus, graças Te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
O Orgulho e a Humildade:
Orgulho do fariseu e humildade do publicano. Esses dois atributos da mente humana estão em total oposição e, por isso, um não pode associar-se ao outro. Onde houver orgulho, a humildade será destruída, e onde existir humildade, não haverá espaço para o orgulho.
Num outro sentido, devemos compreender que o autor espeito precisa ser considerado como um dos princípios da ordem. Ninguém pode ser um instrumento nas mãos do Senhor, se não tiver autor espeito, pois seria então incapaz de preparar-se para executar os usos que o Senhor lhe atribuir. Esse auto amor disciplinado não pode ser confundido com o "orgulho" do nosso texto.
Quando nos comportamos como o fariseu, pensamos que somos superiores aos outros. Comentamos as faltas das pessoas que conhecemos e até das que não conhecemos, e jamais queremos tomar conhecimento das nossas próprias faltas, ocultando-as para que não sejam conhecidas.
Como já vimos, o publicano do texto significa aqueles que se encontram no estado de verdadeira humildade. Alcançamos esse estado quando percebemos a natureza terrível de nossos males interiores. Então nos sentimos em condições de inferioridade para aproximar-nos do Senhor e pedimos que Ele seja misericordioso conosco.
Louvor para nos cumprimentarmos
Instruções para o Lava Pés
Início cerimonia do Lava Pés. Hino 289.
Segunda Parte – Composição da mesa: Da. Marcelo, Pr. Jericó e Dsa. Raquel.
Hino 141
Leitura Bíblica I Co. 11: 23-34 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto