Trabalho Historia
Leia o documento a seguir para responder as questões.
Se o Sr. Lê O Estado de São Paulo, sabe que o jornal vem sendo editado praticamente sob protesto. Desde o dia13 de dezembro de 1968 que não publicamos nosso primeiro editorial. Não comentamos matéria política por não dispormos de liberdade suficiente para dizer o que pensamos. A verdade é que há uma censura e que essa censura frequentemente não permite a divulgação de uma série de fatos. Temos que agir nesse contexto. Publicamos o que, dentro do possível, podemos, e chegamos ao ponto de ter edições apreendidas na boca da rotativa. Isso aconteceu quando, num momento de excepcional gravidade, fizemos um editorial sobre a situação feral do país. É um fato.conta a força não há argumentos. (Júlio de mesquita Neto)
Que formas de censura o documento revela?
Por que o então diretor do jornal O Estado de São Paulo nãoconcordava com a censura?
O que você acha que ele quis dizer com “Contra a força não há argumentos”?
Leia os três documentos para responder a questão:
DOC 1: Tortura é todo o ato pelo qual um funcionário público, ou outra pessoa por ele instigada, infrinja intencionalmente a uma pessoa penas ou sofrimentos graves, sejam físicos ou mentais, com o fim de obter dela, ou de um terceiro, informação ou confissão, de castiga-la por um ato que haja cometido ou se suspeite que cometeu, ou de intimidar a essa pessoa ou outras. (Glauco Matoso)
DOC 2: Percebi que a cela dos horrores era toda de pedra bruta e suas paredes, com reboco grosseiro, teto pesado, onde apareciam desenhos rústicos de presos em desespero, falavam com eloquência dos crimes ali cometidos pelos “defensores” da pátria amada. Quatro camas de arame grosso encontravam-se presas a correntes e fixas nas paredes gigantescas. O ambiente sem ar e poluído, onde o cheiro de cigarro se misturava com o de excrementos humanos, exalados das privadas imundas, me sufocava. Necessitava encher os pulmões de ar, de respirar um