Programa mais medicos
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
TRABALHO FINAL
UBERLÂNDIA 2013
CAROLINA RODRIGUES DE OLIVEIRA
GEANE APARECIDA DURANTE AMARAL
RAFAEL LEONEL SILVA BORGES
VINÍCIUS SILVA DE OLIVEIRA RIBEIRO
TRABALHO FINAL
Trabalho Final apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina Leitura e Produção de Textos I do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia.
UBERLÂNDIA 2013
SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 O HISTÓRICO DO JORNALISMO
2.2 A ANÁLISE DE LETÍCIA GARCIA
2.3 O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
3 APRESENTAÇÃO
4 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS NOS SCRIPTS E FUNDAMENTADOS TEORICAMENTE
5 CONCLUSÃO
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação dos conceitos discutidos durante o semestre, na disciplina Leitura e produção de textos 1.
Nosso grupo escolheu produzir uma analise a respeito do programa ‘Mais Médicos’, e como isso foi noticiado nas redes televisivas de canais abertos.
Para isso, selecionamos programas de televisão e seus textos veiculados nos dias, 06/05, 09/07, 02/08, 23/08 e 04/09 de 2013, nos Jornais da Globo, SBT Brasil, no Programa CQC, no Jornal SBT Brasil Manhã e no Jornal Nacional, respectivamente. Os jornais abordam o programa Mais Médico, que foi aprovado recentemente pelo governo federal e visa a contratação de quatro mil (4.000) médicos estrangeiros, dentre eles cubanos, para ocupar cargos em regiões do país que estão em déficit desses profissionais, e levantam a questão da prova de Revalida, que o Conselho Federal de Medicina quer impor aos médicos para validar seus diplomas em território nacional. Além disso, mostram a