PROGRAMA MAIS MÉDICOS
DEFENDER A SAÚDE COM SINCERIDADE
Trabalho apresentado ao
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como objetivo a análise de um artigo polêmico, o qual foi exposto e debatido em sala de aula, junto a todos os colegas, também foram observadas as ideias chave de cada parágrafo e um resumo final.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O recente lançamento do projeto “Caixa-Preta da Saúde”, em que as pessoas têm a oportunidade de relatar os problemas da rede de saúde pública e privada, poderia ser um excelente mecanismo para fortalecer as políticas públicas da área e, em especial, o Sistema Único de Saúde (SUS). Ideias – chave: Fortalecer o SUS.
Mas nem de longe parece ser essa a finalidade da proposta, que é promovida pela Associação Médica Brasileira (AMB). A instituição tem se colocado, junto com outras entidades do setor, radicalmente contra o Programa Mais Médicos, de iniciativa do Ministério da Saúde. Ou seja, ataca uma política pública que tem desencadeado um amplo movimento social em defesa do SUS e gerado resultados surpreendentes nos municípios em que foi adotado. Ideias – chave: Grandes resultados da implantação do Médicos sem fronteiras.
À vinda de médicos para atuar nas regiões carentes associam-se medidas governamentais para aprimorar a formação profissional e propiciar melhores condições de trabalho. A denominação do projeto da AMB sugere a existência de malversação no uso dos recursos da saúde – o que não é o caso – e depõe contra a imagem do SUS e de seus profissionais. Trata-se de uma postura meramente corporativista e de caráter político, com claro alinhamento eleitoral de oposição ao governo federal. Ideias – chave: Vinda dos médicos aliadas com o governo.
Agindo assim, a AMB se coloca contra os anseios populares, quando