programa de qualidade em empresas brasileiras
Matéria: Eng. da qualidade I
Unidade: carioca Turma: noite
Alunos:
Matriculas:
Introdução:
Qualidade na atualidade significa “adequação ao uso”, ligada diretamente as aspirações dos consumidores, incluindo aspectos econômicos, de segurança e de desempenho. Tal adequação refere-se ao mais apropriado não ao melhor ou ao mais caro.
Para conhecer os programas de qualidades aplicados nas empresas é necessário primeiramente conhecer e entender o problema, saber qual é o ponto fraco e injetar a solução.
Implementação de Programas de Qualidade e Produtividade:
Este trabalho é ilustrado pelo caso de uma média empresa do setor de autopeças, situada no ABC paulista, que conseguiu ganhos expressivos de produtividade e qualidade por meio do Programa dos 5S, uma das várias técnicas japonesas de gestão da produção.
A empresa compreendeu que os excelentes resultados prometidos por essas técnicas de gestão só se realizariam a partir de uma mudança fundamental na filosofia da empresa e da contribuição efetiva de seus funcionários. Nesse sentido, algumas visitas a empresas no Japão, patrocinadas por um de seus principais clientes, desempenhou papel fundamental no processo de mudança da empresa.
PROGRAMAS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE:
O programa dos 5S, juntamente com just-in-time, Círculo de Controle da Qualidade (CCQ), Kanban, entre outros, busca aumento de produtividade e qualidade nas empresas por meio da observação de regras simples e de muita participação dos funcionários. O movimento dos 5S nasceu no Japão no fim da década de 60 e apresenta algumas semelhanças com a campanha do Sugismundo no Brasil, na qual se dizia que “Povo Limpo é Povo Desenvolvido”. Infelizmente, a campanha brasileira não vingou, ao contrário do que ocorreu no Japão.
O que é o movimento dos 5S? Basicamente, é a determinação de organizar o local de trabalho, mantendo-o