Programa de preparação para a aposentadoria
Disciplina: Gestão da Remuneração e do Reconhecimento
Tema: Programa de Preparação para a Aposentadoria
Relevância do Tema
O modo como os indivíduos agem e reagem ao trabalho e à aposentadoria é o resultado das diferenças interpessoais, de como eles percebem o futuro, e da diversidade de atividades que realizam além do trabalho e do nível dos seus relacionamentos. A aposentadoria é influenciada pela demografia, os valores culturais, a economia e a política dos países influenciam estas reações, e ainda pelo tipo de trabalho realizado e a satisfação dele advinda.
A aposentadoria é hoje uma questão complexa que envolve o governo, as empresas e os próprios indivíduos como interessados em garantir o seu bem-estar no futuro. Envolve desde aspectos econômicos, políticos, sociais, e psicológicos e demandam planejamento. Devem ser analisadas as oportunidades e as alternativas oferecidas pela organização desde quando o trabalhador ingressa na organização, ao longo da sua carreira, e no processo de transição trabalho-aposentadoria.
Há alguns anos as empresas vêm adotando Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA).
A aposentadoria é um dos eventos mais marcantes na vida de um ser humano, pois é nesse momento que ele se vê diante de escolhas e tomadas de atitudes cruciais, isto é, quase que um flashback à época da passagem da adolescência à vida adulta, quando foi necessário escolher uma profissão. Com a aproximação da aposentadoria, a pessoa se vê obrigada a tomar uma decisão radical, desta feita com uma agravante: não se pode mais correr o risco de errar, pois não haverá mais tempo para se recuperar. Além do trauma da mudança essencial, existe a insegurança relacionada às novas escolhas.
É pensando nesse momento de difícil decisão que se sugere a introdução, na empresa, do PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria. A expectativa é de que a aplicação do PPA tenha como resultado, em cada aposentadoria, uma