orientação profissional
Lucia França
Doutora em Psicologia. Professora do Mestrado em Psicologia da UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira.luciafranca@luciafranca.com. lattes http://lattes.cnpq.br/5241064205933556
ZANELLI, J. C., SILVA, N. & SOARES, D. H. (2010). Orientação para Aposentadoria nas Organizações de Trabalho: Construção de Projetos para o PÓS-CARREIRA. PORTO ALEGRE: ARTMED.
"Sem dúvida, o livro é uma leitura obrigatória a todos que se debruçam nessa área. A experiência bem-sucedida de seus autores irá, por certo, inspirar outros profissionais na condução da orientação para a aposentadoria nas empresas, nas universidades e nas comunidades."
No mundo inteiro se discute a importância de os trabalhadores mais velhos se manterem atualizados e motivados para o trabalho, postergando a aposentadoria para aqueles que desejam continuar no mercado. É igualmente destacada a orientação para os que desejam ou precisam se aposentar, e que nem sempre foram educados para planejar ou decidir sobre o seu futuro. No caso específico do Brasil, essa situação é ainda mais crítica porque a transição para a aposentadoria não implica necessariamente na saída do mercado, já que o país permite que os apoa preparação para a aposentadoria pode implicar também na orientação para uma segunda carreira. Asentados acumulem o provento da aposentadoria com outro trabalho. Assim, s responsabilidades desse planejamento para a aposentadoria envolvem o governo, as organizações (profissionais de RH e demais gestores), os pesquisadores e o próprio trabalhador.
Na área acadêmica, apesar das peculiaridades brasileiras, precisamos nos apoiar nas práticas e estudos de países que já passaram pelo que estamos vivenciando agora, aprender com os erros e acertos deles, adaptando as ideias à nossa realidade. É necessário ainda fomentar nossas pesquisas e avançar na criação de paradigmas e na difusão dos