Implantação de um ppa
Primeiros rascunhos
Escolher público alvo (Funcionários em vias de se aposentar. Quantos anos faltando?).
Temas para palestras: * Mudança na forma de estruturar o tempo. * Mudança no modo de se relacionar com familiares, amigos, colegas, vizinhos. * Implicações legais, biológicas, psicológicas, sociais e familiares. * Importância e forma de se buscar alternativas de uso de capacidades e talentos. * Depoimento de aposentados bem-sucedidos. * Diversos
Elaborar formulários a serem preenchidos individual e facultativamente (de conteúdo sigiloso, quando necessário), cujo principal objetivo é fornecer dados que possam ajudar a empresa a preparar o programa.
A primeira etapa do preenchimento do formulário são informações pessoais como: Nome, complemento, cargo atual, tempo de trabalho comprovado, estado civil e idade.
A segunda etapa são interesses atuais dentre elas: * Pretende aposentar-se no tempo devido? * Já sabe o que fazer após aposentar-se? * Sempre atuou na mesma área ou teve outras experiências profissionais? * Que tipos de atividades desempenha ou desempenhava em seu trabalho? * Quais aspectos você considera mais marcantes da sua vida profissional? * O que mais gostou de fazer e o que menos gostou de fazer? * Quais são os comentários de sua família quando falam a respeito de sua aposentadoria? * O que você gosta de fazer em suas horas vagas? * Como são seus relacionamentos sociais? * Tem ideia do que fará após se aposentar? * O que o atraiu a participar de um grupo de preparação para aposentadoria? * Quais as suas expectativas, o que você espera encontrar aqui? * Você já fez algum tipo de atendimento psicológico anteriormente? Por quais motivos?
MODELO DE QUESTIONÁRIO
1) Você tem pensado em como será a sua aposentadoria? 2) Você participa de algum programa destinado a essa preparação, focando sua aposentadoria para o