Programa de Marketing Subway
3.0 Estratégia de Marketing
A Subway, com restaurantes em quase 100 países, utiliza estratégias de marketing diferenciadas em cada um dos países em que opera, mudando a abordagem de acordo com a cultura de cada um e o perfil do mercado alvo deste em casa país.
A Subway antecipa as necessidades das pessoas, analisando o que as fará sentir-se saudáveis e nutridas. Ressalta na sua estratégia o facto de os produtos que oferece terem a vantagem de unir alimentação rápida e saudável, oferecendo agilidade, variedade, e qualidade de vida ao consumidor.
Transmite desta forma, uma imagem de marca que se preocupa com os seus clientes a nível de estilo de vida e saúde, mas também com os orçamentos limitados que estes têm. É das politicas mais antigas da empresa a promoção "Baratíssimo" em períodos do ano em que os consumidores têm o orçamento comprometido (compras de Natal, férias, pagamento de impostos).
A comunicação direcionada ao jovem apela para a auto-imagem, para a opinião dos amigos. Quando é direcionada para esta faixa etária, apenas o preço e o sabor são levados em conta, porque há a opinião de que estas são as suas únicas preocupações. Com o objectivo de penetrar em todas as subculturas e regionais, a Subway aborda na sua comunicação festas, sexo, desporto, trabalho e relacionamentos.
No caso dos EUA, a comunicação é feita de forma muito mais agressiva, atacando os concorrentes directamente e expondo-os ao ridículo. Estando a marca associada a atletas reconhecidos, o poder de referência por associação dos ateltas é altamente aproveitado, pois transforma a Subway num estilo de vida, numa atitude, num comportamento.
Na Inglaterra, o humor na comunicação é empregue para que este seja inteligível e apreciado apenas para pelos britânicos. É muito utilizada a ironia para atacar os concorrentes é quase imperceptível, uma vez que o humor britânico é refinado.
3.1. Missão
A missão da Subway é ver o cliente satisfeito. Para a