Gestão Estratégica de Marketing
Com base no mix de marketing “preço, praça, produto e promoção”, pode-se dizer que as estratégias relacionadas abaixo se justificam:
A orientação estratégica da SUBWAY começou a funcionar a partir de 2001, quando se reestruturou baseando-se em locais onde havia dado certo. No Brasil, são 10 profissionais espalhados que conhecem o mercado local, fornecem todas as informações, além de avaliar o ponto, consumidores e todo o estudo necessário para tornar o projeto viável.
Em 2009, a SUBWAY já estava presente em 365 pontos-de-venda, então conseguiu fôlego para investir em Marketing e propaganda. Quando ultrapassou 100 lojas já possuíam verba para trabalhar nacionalmente em TV, outdoors, internet e revistas.
Em sua estratégia de Marketing, a SUBWAY foca valores como preço, saúde e sabor.
Uma das ações que pode ser citada é “O Barato do Dia”, que oferece um sanduíche diferente a cada dia da semana a um preço promocional, que visa beneficiar os clientes com base nas dificuldades de um orçamento mais restrito devido a fatores de gastos num certo período do ano.
Cada franqueado contribui nas estratégias de rede respondendo as solicitações de consumidores de suas regiões.
Um dos diferenciais é poder ver o produto ser preparado na hora, sem fritura e com até seis gramas de gordura. Percebe-se o foco na preocupação com a saúde e o bem-estar.
Outro fator importante são os cursos e treinamentos específicos para o alinhamento e padronização de toda a equipe.
Poder escolher como será montado o sanduíche também garante a satisfação dos consumidores. Isto dá poder ao cliente. Além de possuir a campanha “seis milhões de combinações”, um fator de diversificação e variedades. “Que restaurante