Programa De Honra
Com o objetivo de aproximar a universidade à realidade social e ambiental regional surgiu o Programa em Estudos e Práticas em Ecossocioeconomia. Foram realizadas quatro etapas do Programa de Honra, sendo que a primeira foi no mês de julho de 2009 e a última nos meses de outubro e novembro de 2010, na comunidade rural do Sudoeste da Microbacia Hidrográfica de Rio Sagrado. O objetivo final do programa era o desenvolvimento de habilidades críticas nos atores sociais envolvidos, fazendo com que posteriormente, esses atores conseguissem operar transformações em seu território.
O projeto previu a realização de ensaios de socioempreendimentos como um dos métodos de avaliação. Houve a realização de várias atividades como feiras de trocas solidárias; criação de um projeto intitulado Meio Ambiente e Desenvolvimento, voltado para crianças de 6 a 10 anos, houve também a criação de um curso intensivo preparatório para o vestibular UFPR – Litoral, onde foram reunidos jovens e adultos que já tinham concluído o ensino médio. Com toda essa integração, os pesquisadores tiveram a chance de ter contato com os problemas complexos da vida cotidiana dos jovens da localidade rural, podendo participar no debate em busca de soluções integrais. No geral, é possível observar que os projetos desenvolvidos durante o Programa de Honra tinham como objetivo atingir desde as crianças aos adultos.
A tecnologia de ensino desenvolvida durante o programa assemelha-se com o que Paulo Freire tanto defendia de como deveria ser realizado esse processo de ensino-aprendizagem. Paulo