Programa de Educação Corporativa
Prof.°ª Zilma Borges
Por: João Lago Marcellino
Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas
Tema: Educação Corporativa
Este programa de educação corporativo foi vislumbrado considerando uma empresa de real state, que tem por objetivo a construção de habitações e empreendimentos verdes. Esta empresa considera como diferenciais estratégicos a sustentabilidade e a inovação. Esta é uma empresa em estagio inicial, em seus primeiros anos de operação com aproximadamente 50 funcionários. Não há muita disponibilidade de verba para o programa de educação corporativa.
As competências críticas, consideradas neste trabalho como prioritárias, que devem ser desenvolvidas no programa de Educação Corporativa, com o objetivo de se diferenciarem estrategicamente no mercado que atuam, são:
Processo produtivo altamente sustentável, visando à máxima eficiência na utilização de recursos.
Relacionamento ético e transparente com todos os stakeholders, sendo reconhecido no mercado.
As três principais competências humanas (individuais e por equipes) relacionadas às competências organizacionais críticas, mencionadas acima são:
1. Ter conhecimentos em diversas áreas técnicas, desenvolvendo atividades de modo extremamente dinâmico.
2. Ter a capacidade de transformar a curiosidade em inovações que gerem lucro à companhia.
3. Insatisfeitos com o status quo dos processos produtivos atuais, onde observa-se um grande impacto ambiental.
4. Terem a capacidade de conhecer a meta e visão empresa e trabalharem aplicando os valores da companhia. Pensando em uma analogia que todos da empresa estão no mesmo barco, os funcionários Devem remar junto em busca do mesmo objetivo, indicando as melhores correntes para o capitão.
Para desenvolver as competências humanas apontadas, é proposto o um programa de Educação Corporativa que seja realizado parte presencial parte virtual (via portal da empresa).
O programa será voltado para os potenciais líderes