Gestao de conhecimento resumo cap 3
Os fatores de produção, bem como sua evolução e gestão, são impactados pela capacidade e velocidade com as quais o conhecimento humano tem sido desenvolvido, utilizado e atualizado. Este fenômeno se deu com o advento da Era do Conhecimento. Essa Era surgiu impulsionada por fenômenos que estão transformando as relações econômicas, políticas e sociais da civilização humana, como a globalização, os mercados regionais e os avanços tecnológicos, em especial a Tecnologia da Informação.
Cesar SOUZA destaca que "outro fator que tem causado elevado nível de angústia nos empresários e executivos é o fato de vivermos em uma era que poderia ser chamada de Economia Instantânea. Temos que decidir cada vez mais on-line, sem tempo para cuidadosas análises nem para aqueles rituais de planejamento estratégico, pois quando os planos ficam prontos as circunstâncias já mudaram." (SOUZA, Talentos & Competitividade, p.5.)
No segmento governo esta consideração, do mencionado autor, pode ser observada em eventos de transformações no processo de gestão do Estado, em especial nos momentos de ajustes dos modelos social e econômico. Nesse contexto, aplicam-se ferramentas de planejamento capazes de conviver com variações relevantes de cenário, tratando contingências de certa forma previsíveis e, como conseqüência, criando caminhos alternativos.
Note-se que os meios de produção tradicionais - máquinas, rotinas, instalações - não representam mais o grande diferencial competitivo das Organizações. De fato, a tecnologia democratizou o acesso a eles para além do mundo das grandes empresas. Pode-se então depreender da análise de Cesar SOUZA que, somente o desenvolvimento contínuo do conhecimento humano e de suas formas de aplicação permitirá o atendimento das necessidades dessa nova Era.
Assim, o grande desafio das Organizações do Século XXI será atrair e reter clientes, fornecedores e criadores de conhecimento. A estratégia empresarial necessitará estar fortemente apoiada