Programa 5s
RESUMO
A necessidade e a busca constante de melhoria da qualidade de vida no trabalho, fez com que as organizaçôes introduzissem o Programa 5S para o desenvolvimento da qualidade. Este trabalho informa sobre a origem do programa, o significado e a importância de cada senso, sua importância e valores para as empresas e empregados, sua implantação, acompanhamento, benefícios e dando mais ênfase para o senso da auto-disciplina, o Shitsike, o mais relevante dos S.
Palavras-chave:Programas;Implantação:Qualidade;Benefícios
1 INTRODUÇÃO
O programa surgiu no Japão na década de 50 logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar na reestruturação do País, para motivar e elevar a moral do seu povo, diante de um país destruído e sem recursos naturais. No Brasil a prática do programa 5S se iniciou por volta de 19991.
2 ENTENDENDO OS CONCEITOS DOS 5S
O programa baseia-se em cinco conceitos, cinco palavras de origem japonesa iniciadas com a letra S: Seiri, Seiton, Seikeketsu e Shitsuke. Seus significados: Seiri: senso de organização e descarte. Conceito: eliminar o desnecessário, separar o útil do inútil. Seiton: senso de arrumação. conceito: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar. Seiso: seiso de limpeza:conceito: eliminar as causas da sujeira e aprender a não sujar, manter o ambiente sempre limpo. Seiketsu: senso de saúde e higiene. Conceito: manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene. Shitsuke: senso de auto-disciplina.conceito: fazer da metodologia um hábito, transformando os 5S num modo de vida.
3 SUA IMPORTÂNCIA
Seiri: senso de utilização e descarte, utilidade é seu conceito chave, o que realmente é utilizado nas tarefas diárias. O que não é necessário pode e deve ser descartado, doado, transferido para outro departamento, ou simplesmente jogado fora. - Mantenha somente o necessário em seu local de trabalho.