Progestão
Dessa forma, propusemos no dia 19 de outubro, na Escola Estadual Ana Macieira, uma discussão partindo da leitura do referido texto, desencadeando o registro que transcrevemos abaixo: Professores presentes: Português; Geografia; Matemática.
Leitura compartilhada do texto com a equipe da Unidade.
Discussão em torno dos mitos apresentados:
1 º mito : a leitura é muito abrangente, a interpretação nem sempre é possível acontecer. O aluno precisa ser estimulado a ler nas mais diferentes áreas. Uma aprendizagem leitora deve ser contínua. A base do conteúdo leitor deve acontecer nos anos iniciais, no entanto, o processo da leitura em sua plenitude ocorre ao longo dos anos escolares, em todas as áreas.
2º mito: A progressão continuada, na cultura brasileira, não está inserida de uma forma capaz de reverter o fato do uso da promoção como estímulo, por si só. A escola deve combinar uma reelaboração nas suas práticas, reformulando uma cultura, só assim, a avaliação deve ocorrer de forma processual. É consenso do grupo que apenas o estudo pontual, não estimula o processo de aprendizagem, mas construção de uma cultura que reformule seus princípios. Vale lembrar, que toda mudança acontece em longo prazo em uma dimensão horizontal e também vertical.
3º mito: O isolamento do professor passa pelo viés da própria condição presente na sua ação que não tem encontrado respaldo nas políticas públicas. Apegar-se às práticas de uma escola do passado, passa a ser a