Profissional
1.1 DEFINIÇÕES DE LOGÍSTICA
Ao contrário do que muitos pensam, não definimos logística somente como transporte, distorcendo o conceito a respeito de logística e das questões a ela relacionadas de forma adequada, CAMPOS (2007, p. 24) afirma que:
Logística é responsável por comprar, armazenar, distribuir materiais e produtos acabados por toda linha de produção e pela cadeia produtiva, ao menor custo possível e no prazo necessário, incluindo também “todas as formas de movimento de produtos e informações”.
Existem diversas variações a respeito do tema, Christopher define logística de uma forma simplista, citando que a logística é parte do processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura seja maximizada mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. (CHRISTOPHER, 2011)
Para Campos (2007), o conceito de logística adquirir componente imprescindível e com presença marcante em uma cadeia de suprimentos ou, mais especificamente, item fundamental para o seu bom funcionamento.
[...] a logística é responsável pelo processo que faz com que o produto final ou serviço chegue ao consumidor na hora certa, no lugar certo, da forma correta, ao menos custo possível e mantendo os padrões de qualidade exigidos pelo cliente. (CAMPOS, 2007, p. 4).
De acordo com os autores citados acima, notamos que a logistica, deve ser vista como um processo abragente que integra o fluxo de materiais e informações, desde a fase de projeto e planejamento de um produto, sua função e responder por toda a movimentação de materiais, dentro do ambiente
Interno e externo da empresa.
Para entendemos melhor, BOWERSOX (2011) define o principal objetivo da logística, é fazer com que produtos e serviços