Profissional
Construindo a sabedoria de vida. Esta frase pode ilustrar a essência do filme em questão, uma obra de 2006 dirigida por Victor Salva e Shalimar Reodica, que mostra a história de Dan Millman, um jovem ginasta arrogante que aparentemente é bem sucedido nos estudos, nas finanças, vive rodeado de belas mulheres, mas que, ao que parece, possui um vazio existencial.
Numa de suas noites insones, após um pesadelo, Dan vai a uma loja de conveniências num posto de gasolina e conhece um senhor bastante enigmático. No primeiro contato, chama a sua atenção os sapatos daquele homem, os quais ele teria visto em seus sonhos. Relutante, num primeiro momento, Dan vai à procura daquele senhor e a partir de então, começa o processo de questionamentos aprofundados que o faz pensar em suas atitudes e em sua maneira de lidar com a questão existencial.
Através de frases de efeito do tipo “tem gente que passa a vida inteira dormindo”; “conhecimento é diferente de sabedoria”, o senhor Sócrates, assim apelidado por Dan, instiga-o a rever sua forma de lidar com a carreira, com as pessoas e consigo mesmo. Todavia, apesar de vários encontros entre ambos, foi somente após um acidente de moto que, de fato, Dan passaria a introjetar as lições e a enxergar o mundo à sua volta de maneira diferente.
A questão que aqui nos traz à tona é o fato de podermos associar o relacionamento estabelecido entre Dan Millman e o Sr. Sócrates ao processo de coaching. E isso fica claro logo nos primeiros diálogos, onde Sócrates diz a Dan que ele precisa fazer perguntas melhores. Na sequência, ele diz que as respostas estão dentro dele e que o primeiro passo é tomar consciência disso.
Outra fala que corrobora esta visão é quando Sócrates diz que Dan precisa tirar o lixo da mente, deixando de lado pensamentos que o impeçam de enxergar o que é essencial à vida no aqui e agora.
Tais procedimentos adotados por Sócrates são parte das competências essenciais de um