Professora
Disciplina: Fundamentos Sócio Antropológicos
Tarefa em substituição ao sábado letivo de 15 de março
Faça um texto respondendo a pergunta que segue abaixo:
A cultura contemporânea incorporou um sentido exclusivo para o conceito de Educação Física. Diante da manifestação humana com as práticas corporais, parece-nos que fazer Educação Física transformou-se em cultura antes mesmo que os praticantes pudessem ter consciência desse fenômeno. Com o discurso sobre a prática de atividades físicas, o corpo humano adquire uma forma cultural e vem obedecendo a um conjunto de valores e comportamentos que refletem metaforicamente um sentido de sobrevivência. O uso do corpo enquanto atividade cultural atinge o ser humano na sua totalidade?
A Educação Física está inserida no mundo atual, não podemos fazer uma leitura simplificada do efeito que seu conceito vem provocando. Muito mais que uma instituição, parece-nos que estamos redescobrindo o sentido legítimo do uso do corpo como revelação ontológica da atividade física.
Entretanto, mesmo ainda encoberto o conceito de Educação Física, existe uma categoria que desperta no ser humano a necessidade de fazer alguma coisa. É possível vislumbrar a Educação Física como uma entidade cultural que atende o ser humano, desde as suas necessidades mais primitivas até suas necessidades momentâneas provocadas pelos meios de comunicação e pela publicidade exagerada. Fazer Educação Física vem se tornando uma necessidade humana incondicional. É possível verificar que o homem está diante de uma cultura corporal representada pela lógica das práticas e pela simbologia da ginástica, inserida no imaginário social na busca da saúde. Ao homem, aquele que se move enquanto ato da consciência pura, é dada a responsabilidade de compreender sua estrutura corporal como suporte de sobrevivência. À Educação Física é dada a responsabilidade de apresentar o caminho. Essa talvez seja a maior referência do elo existencial que