professora
Ana-Peixoto (1)
Além de escrever crônicas, poesias para classe infanto – juvenil, Ana Peixoto, é professora aposentada de Geografia e licenciada em Filosofia formada pela Universidade Federal do Amazonas e fez o curso de extensão universitária em estudos sociais. No ano de 1996 publicou o seu primeiro livro intitulado “Naturalmente Amazonas” tendo a ajuda do também professor, Roberto da Silva Peixoto. A obra teve uma ótima aceitação, inclusive, foi reeditada três vezes e participou no currículo escolar da rede estadual de ensino por um bom tempo. Ana trabalhou durante 20 anos em escolas da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.
Após se aposentar a escritora se dedicou à literatura infantil. Em 2004 publicou pela Editora Kintaw a primeira obra voltada para o público infantil, intitulada como “Um lugar para ser feliz”, em 2006 veio uma segunda edição do mesmo livro. Em 2008 lançou pela Editora Valer o segundo livro com o nome “Histórias dos bichos da Amazônia”.
Em junho de 2010 a escritora lançou três livros. Os Sapos do meu quintal, Os animais do meu quintal e as Frutas do meu quintal publicadas pela Editora Valer. O interessante dessas cinco obras é que todas foram elaboradas pensando na região amazônica. Para ajudar o seu trabalho a escritora fez diversas pesquisas pelos municípios do Estado do Amazonas com o objetivo de trazer à realidade a adversidade da região de forma simples, porém didática para um público que está na busca do novo, mas também do lúdico para melhor compreensão e absolvição de conhecimento.
Ao perguntar da escritora por que optou em escrever para crianças, ela respondeu que se interessou em escrever para essa faixa etária devido acreditar que é importante incentivar o ato da leitura desde criança.
“A criança é a terra mais fértil para semear a leitura. Eu fiz a opção pelas crianças por que acredito que o prazer pela leitura começa desde criança. Eu adoro fazer parte deste processo de divulgação e,