Professora
Para compreender os fatos atuais é necessário fazer uma analise mais centrada na história da alfabetização.
Portanto com a origem da alfabetização é possível notar, que devido às necessidades da comunicação no dia a dia da humanidade é que surgiu a escrita e a leitura, e que ao inventar a escrita, o homem também fez surgir à necessidade de que ela continuasse a ser usada e passada para as futuras gerações. Devido a essa necessidade surgiu á alfabetização, ou seja, processo inicial de transmissão de leitura e escrita.
Com relação á necessidade do surgimento da escrita para o dia a dia da humanidade, Cagliari 1999, p.14 afirma:
De acordo com os fatos comprovados historicamente, a escrita surgiu do sistema de contagem feito com marcas em cajados ou ossos, e usados provavelmente para contar o gado, numa época em que o homem já possuía rebanhos e domesticava os animais. Esses registros passaram a ser usados nas trocas e vendas, representando a quantidade de animais ou de produtos negociados. Para isso, além dos números era preciso inventar os símbolos para os produtos e para os proprietários.
Com a necessidade que a leitura e a escrita passassem de geração em geração, surgiram às regras de alfabetização.
Cagliari 1999, p.15 afirma que:
“Ao longo do processo de invenção da escrita também incluiu a invenção de regras de alfabetização, ou seja, as regras que permitem ao leitor decifrar o que está sendo escrito e saber como o sistema de escrita funciona para usá-lo apropriadamente.”
Na antiguidade não existiam vários métodos e formas de se alfabetizar uma pessoa havia apenas um modelo padronizado e mecânico de copia e leitura.
Sempre houve uma necessidade de