Base do Renascimento
R: O movimento renascentista advém da necessidade em justificar e criar uma identidade para uma sociedade mercadora em seu nascimento, um momento em que o feudalismo já está fraco e o mercantilismo desponta como novo modelo, promovendo a classe mercante, esta, buscando destaque e renome dentro da sociedade, passa a investir em arquitetura e em artes, reluzindo seu poder e riquezas.
2- Podemos ver no Renascimento um movimento de ruptura com a Idade Média? Por quê?
R: Sim, pois a idade média denota em muitos aspectos da sociedade a dominância da igreja e o teocentrismo, no momento em que esta visão dá espaço para o nascente Humanismo e toda a busca pelos valores já vistos e vividos na antiguidade clássica, a idade média perde sua identidade, assim como parte da força da igreja também se perde. Temos neste renascimento uma melhoria continuada com as atitudes cientificas, o individualismo e otimismo, fazendo com que cada vez mais a ideia de idade média fique para traz e o conceito de mundo moderno ganhe cada vez mais força..
3- Que relação podemos estabelecer entre o Renascimento e a Antiguidade greco-romana?
R: O Renascimento foi a busca de valores e visões já existentes durante o auge das civilizações greco-romanas, o humanismo e a visão sem o “véu” que a igreja usa para manter o povo separado de um modo de vida longe de seu controle.
4- Por que a Itália foi o berço do movimento renascentista?
R Pois não possuía um “centro” político específico e unificado, existia uma disparidade de força e poder entre norte e sul, além de que o norte possuía a maior parte das rotas comerciais utilizadas na época, o volume de riquezas produzidas permitiu o surgimento de Mecenas, para financiar as obras e artistas.
5- Como podemos caracterizar o Humanismo?
O Humanismo valoriza os conceitos do homem, posteriormente