SATISFAÇÃO COM O TRABALHO
• Definimos satisfação com o trabalho a atitude geral de uma pessoa em relação ao serviço que realiza, o trabalho de uma pessoa é muito mais do que as atividades óbvias, como organizar papeis , programar um computador, atender clientes ou dirigir um caminhão. O trabalho requer convivência com os colegas e seus superiores, a obediência as regras e politicas organizacionais, o alcance de padrões de desempenho, a aceitação de condições de trabalho geralmente abaixo do ideal. A avaliação que um funcionário faz de sua satisfação ou insatisfação com o trabalho é a somatória de diferentes elementos:
1. Natureza do trabalho
2. Supervisão
3. Remuneração ayual
4. Oportunidades de promoção
5. Relacionamento com os colegas.
Satisfação no trabalho e a alegria podem ser uma finalidade positiva, satisfação também depende de saúde física e mental, se o funcionário não estiver bem com ele mesmo não poderá exercer suas atividades de maneira produtiva e com satisfação, afetando sua carreira e a própria organização.
• Mensuração
Determinar através da percepção e dos sentimentos diferença entre o que se necessita e o que se recebe. A satisfação se mantêm através da indicação ( concordância/ discordância) do individuo subordinado sobre o grua de cumprimento em relação ao trabalho. Fatores são aqueles que fazem parte do próprio cargo, originando-se da natureza do trabalho desenvolvido pelo ocupante do cargo, Incluindo: Fatores motivadores: Criam satisfação real e aumentam a produtividade
1. Variedade: Variação de tarefas interessantes e de diferentes cargos
2. Significância: Percepção de que o trabalho contribuiu ou acha-se relacionado aos objetivos globais da organização.
3. Identidade: Percepção da posição dentro da organização e seu relacionamento com os demais.
Incluem: Recompensas financeiras, benefícios, reconhecimento profissional, realização de carreira na organização.