Professora
O objetivo dos primeiros filósofos era construir uma cosmologia? Comente.
Além de falar sobre a origem das coisas, os pré-socráticos buscavam mostrar que a natureza passava por constantes mudanças e que essas eram estimuladas por alguma coisa que tentavam conhecer. Por causa das viagens marítimas, da invenção do calendário, da invenção da moeda, do surgimento das polis, da invenção da escrita e da política os gregos passaram a perceber que nada ocorria por acaso e que não existia a interferência de deuses relatados no período mitológico. E então, a cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo. Suas principais características são: a substituição da explicação da origem e transformação da natureza através de mitos e divindades por explicações racionais que identificam as causas de tais alterações, defende a criação do mundo a partir de um princípio natural e que a natureza cria seres mortais a partir de sua imortalidade.
ATIVIDADA DA AULA 02
Desenvolva uma reflexão sobre o que é o Ser para Aristóteles.
Segundo Aristóteles, o Ser é fundamental para o estabelecimento de uma ciência ou sabedoria. É formado de substâncias individuais. Aristóteles considerava Sócrates como um Ser.
ATIVIDADE DA AULA 03
Qual a contribuição da Filosofia Medieval para os dias de hoje? Comente.
O Período Medieval teve uma vasta produção intelectual por parte de muitos homens, ainda hoje estudados, como Santo Agostinho e outros de também grande importância para a formação do pensamento cultural da sociedade cristã do Ocidente. Agostinho sofreu grande influência da idade antiga. Formulou seu pensamento sobre uma síntese de elementos da cultura antiga com o cristianismo, trazendo aos posteriores um ideal cultural e uma orientação filosófica. Com isso, a filosofia medieval trouxe aos dias de hoje influências não só no contorno religioso, mas também no cultural, filosófico e científico, sendo indispensável