Professora
ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS PORTADORA DE TRANSTORNO E DISTURBIO DE APRENDIZAGEN: DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Profª Orientadora: Sandra Maria Caldeira Machado
São Paulo 2010
ELISÂNGELA PIRES DOS SANTOS MARTA MARIA DE MOURA
ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS PORTADORA DE TRANSTORNO E DISTURBIO DE APRENDIZAGEN: DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A Dislexia é definida como um distúrbio de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, apresentada no início da alfabetização, não se trata de uma dificuldade de compreender somente os conteúdos das aulas, por que isto poderia ser resolvido com reforço ou até mesmo com aulas particulares, pois os sintomas encontrados podem se confundir com desatenção, preguiça, ou até mesmo retardo.
Muitas crianças tendem a passar os anos de sua vida escolar encontrando dificuldades de aprendizagens e, nem pais e educadores percebem que a causa deste problema
A dislexia pode ser hereditária ou um distúrbio de ordem dos hemisférios cerebrais, dividindo-se em dois grupos: dislexia do desenvolvimento ou adquirida.
Criança com dislexia deve ser orientada por uma equipe multidisciplinar composta por vários profissionais, como psicólogos, psicopedagogos, oftalmologistas, fonoaudiólogos e neurologistas.
Ao ser diagnosticado, os professores e aos pais podem encontrar o melhor método e adaptar o mesmo, para que essa criança seja assistida e alcance o objetivo no processo aprendizagem.
A dislexia não é motivo do fracasso na aprendizagem, pois, esse distúrbio é algo que pode ser trabalhado, para que o