Professor
CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCITURA EM SOCIOLOGIA
BIANCA ROCHA DE MIRANDA
GILBERTO DE MIRANDA
SUICÍDIO NO BRASIL
CURITBA
2010
BIANCA ROCHA DE MIRANDA
GILBERTO DE MIRANDA
SUICÍDIO NO BRASIL
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Sociológica, do Curso de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sob orientação do Professor Cezar Bueno.
CURITIBA
2010
INTRODUÇÃO
Os indivíduos têm certo nível de integração com os seus grupos, o que ele chama de “integração social” níveis anormalmente baixos ou altos de integração social poderiam resultar num aumento das taxas de suicídio: níveis baixos porque baixa a integração social, resulta numa sociedade desorganizada levando os indivíduos a se voltar para o suicídio como um ultima alternativa, níveis altos porque as pessoas preferem destruir a si próprias a viver sobre grande controle da sociedade.
O SUICÍDIO
Suicídio: do latim sui (si mesmo) cídio (ação de se matar). Ou seja, é o ato voluntário no qual tem a intenção e provoca a morte. O ato da morte pode ser através de tiro com arma de fogo, envenenamento, enforcamento etc. O suicídio é a conseqüência de uma perturbação psíquica define-se suicídio como a ação pela qual alguém põe intencionalmente termo à própria vida. É uma ação exclusivamente humana e está presente em todas as culturas.
ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA O SUICÍDIO
SOLIDÃO
Um dos aspectos que motiva a tentativa de suicídio atualmente é a solidão. Antigamente os laços familiares eram mais fortes, os membros das famílias eram mais unidos entre si principalmente entre pais e filhos. Agora pelo fato das tendências