Professor
Sely Maria de Souza Costa
Discorre sobre as tecnologias de informação e sua utilização pela sociedade nos dias atuais. Discute os impactos dessas tecnologias sobre alguns dos principais indicadores sociais, tais como: a educação, o emprego, e o bem-estar social. Analisa as questões relacionadas com as necessidades do homem como o principal fator para o desenvolvimento e utilização de tecnologias de informação, enfocando os fatores relacionados com os aspectos culturais e políticos dessa utilização. Chama atenção para o papel dos profissionais de informação egressos dos cursos de biblioteconomia, documentação, arquivoiogia e ciência da informação na gerência dessas tecnologias, enfatizando os impactos das mesmas sobre a educação e o emprego desses profissionais. Palavras-chave: Novas Tecnologias de Informação. Impactos Sociais. Profissional da Informação. Indicadores Sociais.
1INTRODUÇÃO Os tempos modernos impõem a utilização generalizada de novas tecnologias de informação nos mais diversos setores da sociedade. Fazem assim com que indivíduos de diferentes níveis sócioeconômicos e culturais convivam com um grande número de modernos produtos que o desenvolvimento científico e tecnológico coloca à disposição dos mesmos. No entanto, as tecnologias de informação geram diversidades e mudanças na sociedade, provocando diferentes impactos e exigindo uma nova postura por parte dos indivíduos diante dos novos cenários então vivenciados.
R. Bibliotecon. Brasília, v. 19, n. 1, p. 3-22, jan./jun. 1995
3
Impactos Sociais das Tecnologias de Informação Os impactos sociais provocados por essas tecnologias são o objeto deste trabalho, resultado da preocupação com a necessidade de discussão e reflexão sobre os mesmos, especialmente por parte dos profissionais egressos de cursos de Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia ou Ciência da Informação. O enfoque especial a ser discutido se relaciona, em última análise,