Professor
Núcleo Benevenuto
Pereira
24/11/2014
Afinal, o que vem a ser o
PP?
O Projeto Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que a escola elabora, de forma participativa, com a finalidade de apontar a direção e o caminho que vai percorrer para realizar, da melhor maneira possível, sua função educativa. O Projeto da escola não começa de uma só vez, não nasce pronto. É, muitas vezes, o ponto de chegada de um processo que se inicia com um pequeno grupo de professores com algumas propostas bem simples e que se amplia, ganhando corpo e consistência. Nesse trajeto, ao explicitar propósitos e situar obstáculos, os educadores vão estabelecendo relações, apontando metas e objetivos comuns, vislumbrando pistas para melhorar a sua atuação.
Maria Alice Setúbal,1994
Quem participa?
Representante
s da comunidade Funcionários, pessoal administrativo e de apoio
Pais ou responsáveis Coletivo da escola
Gestores
professores
Alunos
O coletivo da escola estrutura o seu trabalho visando assegurar, acima de tudo, o sucesso dos alunos e o atendimento das necessidades educativas de sua comunidade. A diversidade de conhecimentos, ideias e valores podem gerar conflitos. Por isso, é bom lembrar que o trabalho de construção do PP não é um processo todo harmônico, sem conflitos. Ao contrário: é um processo que apresenta conflitos , existindo nele interesses de segmentos que torna o seu processo de construção rico e dinâmico, pois é em função dessa interação que surge o coletivo da escola.
Por que construir coletivamente o PP?
O projeto pedagógico é, portanto, o instrumento que explicita a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção. Ao ser construído coletivamente , permite que os diversos atores expressam suas concepções(de sociedade, escola, relação ensino-aprendizagem, avaliação etc.) e seus pontos de vistas sobre o cotidiano escolar,