professor
MARÇO DE 2012
CONSIDERAÇÕES INICIAIS O Voleibol foi inventado por um americano, Wiliam C. Morgan, que idealizou um jogo em que se usavam somente as mãos, mas que fosse dinâmico e criativo. Do esporte inicial idealizado por Morgan, a evolução foi sempre crescente e para melhor, as regras foram se modificando e se adaptando às exigências dos atletas, público, patrocinadores e, principalmente, televisão, até chegarem ao Voleibol atual, que é o que se pratica em todo o mundo, e que no Brasil é o 2º (segundo) esporte em popularidade e em número de praticantes na escola. O Brasil encontrase entre as melhores equipes do mundo, ganhando vários títulos no masculino e feminino.
FUNDAMENTOS VOLEIBOL TOQUE ou LEVANTADA – é o movimento mais comum do jogo, realizado pelos jogadores, com os dedos afastados e com os braços acima da cabeça dando a devida impulsão na bola, direcionando a mesma para o local desejado. Para uma boa execução é necessário ter sido realizada uma boa recepção (manchete), e é o toque irá definir o tipo de cortada que os atacantes darão.
● Técnica para a realização do toque Primeiramente, a posição correta do corpo para o toque de bola: braços semiflexionados, as mãos abertas imitando a forma da bola e cotovelos paralelos ao corpo, as pernas semiflexionadas, mantendo uma boa base de equilíbrio, sempre com uma perna à frente. No momento do toque, impulsionar pernas e braços num movimento bem sincronizado e natural. RECEPCÃO ou MANCHETE – movimento realizado pelos jogadores para receber um saque ou uma cortada do time adversário, é efetuado com os braços estendidos onde a bola deve tocar os antebraços, unidos, do jogador. Os erros
favorecem