Professor
Para Piaget os aspectos do conhecimento são construídos em função das experiências físicas, sociais e lógico-matemáticas a que estamos sujeitos, e que possibilitam ao sujeito realizar abstrações e generalizações. Atividades lúdicas têm grande influência no desenvolvimento de raciocínio lógico, criatividade, motora e etc. Pensando Nisso, por meio deste trabalho viemos apresentar dois Jogos que tem como função mixar as práticas de ERER (Educação para as Relações Etnicorraciais) e o desenvolvimento do lógico matemático.
Objetivo
Apresentar os dois jogos idealizados pela equipe, de forma que, eles contribuam tanto para a educação de relações etnicorraciais quanto para a aprendizagem e crescimento no pensamento lógico matemático por meio de vias não convencionais.
Desenvolvimento
Primeiro jogo: Nim ERER
O primeiro jogo consiste na mixagem de um jogo combinatório matemático com elementos de um jogo indígena. O Nim ERER consiste no Nim tradicional, no qual é um jogo que depende análises matemáticas para vencer e o as cartas do jogo indígena Apás Kayabi, mas com o detalhe que as cartas serão alteradas para informações sobre os povos indígenas brasileiros, História, localização, costumes e etc.
O jogo se dá Numa mesa há 5 pilhas de cartas, com, respectivamente, 1, 2, 3, 4 e 5 cartas. Em cada turno, o jogador da vez escolhe uma das pilhas, e retira quantas cartas desejar daquela pilha (só não vale retirar 0 cartas, que seria "passar a vez"). Quem tirar a última carta ganha. Enquanto seu adversário está pensando na próxima jogada você irá obtendo informações lendo as cartas que exaltam a importância da raça indígena. Ex.:
Segundo Jogo: A busca
É a jornada de um indiozinho chamado Ubiratan que se perdeu da sua tribo. Seu objetivo é encontrar sua família enfrentando todas as dificuldades de sua trajetória.
O jogador terá que enfrentar vários desafios,