professor
ALINE FERNANDES DA SILVA
O que é ser Professor?
Belo Horizonte
2014
Sabe-se que para um país que quer se desenvolver, a educação é uma semente que deve ser cultivada a cada dia, a cada minuto, um ato contínuo e infinito. Seja atuando no maternal, no ensino fundamental, no ensino médio, em cursos livres, na graduação ou na pós, o professor é o verdadeiro construtor de uma grande sociedade.
Para mim, ser professor é uma escolha. Ser professor não é professar conhecimentos, métodos ou didáticas. Ser professor é abrir-se e doar-se ao outro, às relações. Pensar no que representa ser professor é pensar na minha vida, com toda a intensidade, todo o afeto e todo o carinho que sinto por ser esse habitante da educação. Para ser um bom professor de educação deve se possuir mais do que vocação. Ser professor implica em amor, paixão, carinho, responsabilidade e mais um milhão de coisas que deveríamos compartilhar com nossos colegas e, ainda de forma mais especial, com nossos alunos.
Apesar de todos esses adjetivos, a figura do professor se vê turva, desmerecida socialmente e mal remunerada, sendo uma profissão considerada por muitos como sem importância, que pode ser desempenhada por qualquer um, ou como um trabalho que alguém escolheu porque não teve outra opção e se viu obrigado a “lidar com crianças”.
Remoto é o tempo em que ele tinha status de autoridade, onde se era de orgulhar ter filho professor. O professor, além de educar (e estudar), tem os seus problemas para resolver, sai de casa cedo, retorna tarde, corre contra os ponteiros do relógio, sofre de stress, tem os seus próprios filhos para criar, compromissos, preocupações, e insegurança.
A saída que temos para minimizar os problemas é dar o melhor que pudermos de nós mesmos nas atividades diárias, procurar executar cada vez mais um trabalho em equipe, jamais deixarmos de acreditar em nossos ideais e buscar a