professor
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EAD)
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
MATERIAL DE ESTUDO: A arte de palavrear e Unidade 6
A difícil tarefa de interpretar discursos
Marcelo Anselmo, RA 1121038 - Curitiba PR
TUTOR À DISTâNCIA: PROF. ANDRESSA BASCO
Curitiba/Paraná
2013
A difícil tarefa de interpretar discursos
Conceitualmente tem-se que retórica é a arte de usar uma ou mais linguagens para comunicar de forma eficaz e persuasiva um discurso. Há séculos que já se estuda esse processo, a fim de treinar oradores para convencerem grandes públicos.
De forma sistematizada os argumentos são estudados, os textos elaborados, os conteúdos revisados, até o tom de voz e os gestos a serem utilizados são levados em consideração.
Esta técnica é muito comum entre políticos em campanha eleitoral, na busca por votos; assim como entre líderes religiosos, na busca de novos fiéis às suas igrejas; e da mesma forma por vendedores, que tentam convencer seus clientes a comprarem.
Os pregadores também utilizam o recurso do “argumento de autoridade”, que é quando o mesmo tenta impor seu enredo como única verdade, não deixando possibilidade de outros questionarem suas alegações.
Tanto a retórica quanto o “argumento de autoridade” são artifícios estratégicos aplicados pelos emissores, para induzir as pessoas. Cabe ao ouvinte discernir o que está sendo apresentado e tentar captar apenas as reais intenções daquela pregação.
Como fazer para não ser influenciado nos processos de escolha? Difícil conseguir estar totalmente imune a influências! Porém, é um exercício diário de ler e escutar textos argumentativos, interpretá-los e refletir sobre o assunto relacionado. Uma tarefa que vale o esforço, pois a escolha será consciente.