professor
O principal objetivo deste artigo é apresentar uma visão geral das principais eis da Gestalt, refletir sobre seus possíveis efeitos e apresentar exemplos de como exatamente essas leis trabalham no contexto de um website, no caso do estudo, o portal da Globo, o G1.
O princípio de cada lei pode parecer bastante simples, mas seus efeitos têm um grande impacto na experiência do usuário. As seguintes leis da Gestalt serão abordados neste artigo: a Lei da proximidade, a Lei da Similaridade, a Lei de Fechamento, a Lei da boa continuação, a Lei de figura e fundo, a Lei da Simplicidade, a Lei da Simetria, e por último, mas não menos importante, a Lei da Experiência.
Proximidade e Semelhança
Muito parecidas em seus conceitos, a Lei da Semelhança e da Proximidade trabalham com mais de um elemento, que vistos próximos ou agrupados, tendem a constituir um
todo
ou
partes
deste.
A primeira afirma que elementos que têm mesma cor, forma, tamanho, direção ou orientação no plano, ou outras características comuns, são percebidos como uma unidade. Este fenômeno pode ser muito útil para agrupar os elementos que pertencem a uma categoria. Na Figura 1, podemos ver como o G1 se utiliza desta Lei Gestalt para apresentar diferentes temas dentro de uma mesma categoria utilizando cores, títulos, banners e resumos de notícias para apresentar em grupos que percebemos como uma unidade. A segunda lei indica que os elementos que estão próximos uns dos outros tendem a ser percebidos como uma única unidade. Isso fica evidente quando o portal, por exemplo, exibe as categorias de elementos da página onde cada uma tem mais de uma parte de conteúdo, colocando-as mais próximas umas das outras do que a distância entre as próprias categorias.
Diferentes
distâncias entre
os elementos,
mantendo-os
organizados e divididos, mas trazendo a impressão de um todo categorizado.
Figura 1 – Leis da Proximidade e