Divisão celular
Divisão celular
Ana Paula de Nardi N°04
Victor Ramon Rodrigues N°45
2ºB
Taboão da Serra, 08 de maio de 2014
Índice
Introdução
Conteúdo
Conclusão
Bibliografia
Introdução
A divisão celular é um processo parecido com o de uma fábrica que pode ser multiplicada e/ou ampliada, através desse processo de criar fábricas iguais a sua matriz, nem sempre conserva-se alguns de seus componentes, no casos das fabricas os diretores e no casos das células os dirigentes que se encontram em seus núcleos.
Conteúdo
Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.
A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma.
O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose são dependentes dos componentes do aparelho mitótico.
A meiose é um processo de divisão celular em que uma célula diplóide (2n) forma quatro células haplóides (n). A meiose consiste em duas divisões celulares, acompanhadas por uma só duplicação cromossômica.
A mitose resulta em células com o mesmo número de cromossomos, se ocorre a fusão dessas células, teríamos como resultado células com o dobro de cromossomos e isso ocorreria em progressão. Exemplificando: O homem possui 46 cromossomos, a fusão resultaria em uma célula com 92 cromossomos. A meiose desenvolveu-se para evitar essa progressão. A meiose ocorre nas células produtoras de gametas. Os gametas masculinos e femininos (espermatozóides e óvulos) que são produzidos nos testículos e ovários respectivamente as gônadas femininas e masculinas.
Na meiose o cromossomo produzido possui apenas a metade do número de cromossomos, ou seja, somente um cromossomo no lugar de um par de homólogos. O gameta é dotado de uma cópia do cromossomo materno ou paterno. A meiose