professor
Por Nathália
Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito.
Sua atmosfera era composta por aproximadamente 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono, e 5% de gás nitrogênio.
O gás oxigênio era ausente ou bastante escasso.Nosso planeta foi, durante muito tempo, extremamente quente em razão das atividades vulcânicas, jorrando gases e lava; ausência da camada de ozônio; raios ultravioletas, descargas elétricas e bombardeamento de corpos oriundos do espaço.
Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria das moléculas de água existentes hoje foi parte constituinte de asteroides que chegaram até aqui. Foi esta água que permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre, em processos cíclicos e sucessivos de evaporação, condensação e precipitação.
Após seu esfriamento, estas moléculas se acumularam nas depressões mais profundas do planeta, formando oceanos primitivos.
Agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente, arrastadas pelas chuvas até lá; propiciaram mais tarde o surgimento de primitivas formas de vida.
Origem da vida na Terra resumo
A origem da vida na Terra possui diversas teorias, mas todas alegam que os seres vivos surgiram a partir de um ser primitivo simples. planeta terraTodos os seres vivos existentes na Terra possuem um código genético e por conta disso, a maioria dos cientistas e biólogos acredita que toda vida existente no planeta é descendente de um único ancestral, o qual representa todos os seres vivos, sendo chamado de o último antepassado comum universal e de hipótese da biogênese.
A hipótese da biogênese nos ajuda a entender que todos são formados a partir de um pré-existente, entretanto, ela não explica como se dá o processo do surgimento de uma nova espécie a partir da outra. Para tentar explicar, surgiram algumas teorias sobre a origem da vida