professor
1. Conhecer sua real situação financeira, auxiliando no planejamento financeiro;
2. Definir propriedades, ou seja, o que é mais importante para você;
3. Identificar e entender seus hábitos de consumo, o modo como você gasta seu dinheiro;
4. Organizar sua vida financeira e patrimonial;
5. Administrar imprevistos, lidando melhor com o que acontece fora do planejado;
6. Consumir de forma contínua ( sem precisar interromper o consumo ).
Elaborar um orçamento não é complicado, exige apenas alguns minutos do seu tempo. Seguindo quatro passos simples, você conseguirá elaborar o seu orçamento financeiro mensal e começar a desfrutar de todos os seus benefícios.
1 – Anote suas despesas
Comece anotando todas as suas despesas. Reserve uma pequena parte do seu tempo para registrar todos os seus gastos diários e torne isso um hábito. Não é preciso fornecer muitos detalhes, apenas anote com o que ou onde gastou (padaria, mercado, ônibus, gasolina, restaurante ) a quantia gasta e o meio de pagamento utilizado (dinheiro ou outros meios ).
2 – Agrupe suas despesas
Agrupe as despesas do mês em categorias. Ao longo do mês, você pode receber dinheiro, ou seja, obter receitas, de diversos locais ou de diversas fontes (salário, um amigo que devolve um dinheiro que você emprestou). Mesma forma, você gasta seu dinheiro nos mais variados tipos de produtos e serviços (compra de roupa, supermercado, padaria, conta de luz, gasolina, prestação da casa, aluguel).É importante que, de tempos em tempos (pode ser uma vez por semana), você agrupe essas despesas em categorias. Por exemplo: gastos com conta de luz, gás, aluguel, podem ser agrupados em uma categoria de despesa chamada “Habitação”. Gastos com supermercado, padaria, feiras podem