Professor
O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
O movimento de uma pessoa transportada numa escada rolante, o da Lua em torno da Terra e o dos ponteiros de um relógio são exemplos de movimentos praticamente uniformes.
Imagine um carro deslocando-se em uma estrada, mantendo o ponteiro do velocímetro sempre na mesma marca, por exemplo, a 60 km/h. Isso quer dizer que se o carro mantiver sempre essa velocidade, ele irá percorrer 60 km a cada 1 hora. Essa situação descrita acima também é uma exemplificação movimento uniforme.
Nas grandes cidades, devido ao intenso trânsito de veículos. é praticamente impossível manter constante a velocidade de um carro. Mas, ao efetuarmos uma viagem, dependendo das condições da rodovia, conseguimos manter o carro em velocidade constante durante um bom tempo.
A função Horária do Movimento Uniforme.
No movimento uniforme temos que a velocidade escalar é constante e coincide com a velocidade escalar média em qualquer instante ou intervalo de tempo. Matematicamente, a velocidade escalar média pode ser expressa da seguinte forma: Onde:• ΔS é a variação de posição do móvel, ΔS = S – S;• Δt é a variação do tempo, Δt = t – t.
Substituído ΔS e Δt na equação da velocidade descrita acima, temos: Fazendo tempo inicial igual a zero, to= 0, temos a função horária do movimento uniforme.
S = S o +VT
Essa é uma função do primeiro grau e é chamada de função horária da posição. Através dela podemos determinar a posição de um móvel num determinado instante.
Encontro entre um móvel A e um Móvel B:
Considere dois móveis A e B se movimentando em uma mesma trajetória