Short Paper
CAMPUS VIDEIRA
CURSO: MBA EM EMPREENDEDORISMO ESTRATÉGICO
Disciplina: Empreendedorismo
Professor (a): Ms. Viviane D’ Barsoles Gonçalves Werutsky
Acadêmico (a): Sueleen Graebin
A Importância da concorrência
Observamos através do estudo de Carlos Miranda, a preocupação que empresários e seus colaboradores devem tem quando acreditam não haver concorrência em seu tipo de negócio. Pois por menor, menos provável e mais tresloucado que seja o suposto concorrente ele pode virar o jogo e colocar em risco um negocio aparentemente consolidado. A partir daí ele nos coloca que também se podem visualizar na concorrência os erros e acertos, aprender com eles, e principalmente, sempre ter um plano emergencial para minimizar os danos que possam surgir pela falta de atenção.
O que me ocorre, é que muitas vezes muita autoconfiança acaba cegando o indivíduo a vislumbrar uma pequena ameaça, e como o mundo está em constante evolução, e com o acesso as informações todo passou a acontecer com mais rapidez. Então se hoje é cômodo apenas dizer, não tenho concorrência, meu negócio é sustentável e jamais ruirá, isso já é uma grande oportunidade de qualquer pessoa visualizar uma boa oportunidade, para se tornar seu concorrente, pois apenas em palavras já demonstrei não estar tão atento assim ao mercado, que este em constante evolução.
Muito importante realmente nesses casos, estar em constante busca ao conhecimento, e engajar toda a equipe de colaboradores, a busca de aperfeiçoamento. Somente assim, todos estarão preparados a verificar nas atitudes dos outros, possíveis falhas e com isso agregar o conhecimento de atividades, buscando sempre aprender muito com essas oportunidades que criamos ou encontramos em possíveis concorrentes, e não cegar-se a concorrência, fingindo que ela não existe.
Referência:
MIRANDA, Carlos Alberto. Publicado por Endeavor Brasil, A importância da concorrência. Como o empreendedor pode aprender