Professor
.
Animais aquáticos com características de primitividade, são os primeiros organismos pluricelulares.
São fixos e formam colônias. Caracterizam-se pela presença de duas camadas de células separadas por uma camada gelatinosa no interior da qual encontramos diversos tipos de células.
Internamente encontra-se a cavidade central denominada átrio. São conhecidos por esponjas.
A forma primitiva dos espongiários é a de um tubo ou vaso, fixado no substrato. Na extremidade apical, aparece uma grande abertura, o ósculo, que serve para a saída da água que entrou pelos poros.
Filo Platielmintes:
.
Sua principal característica é serem vermes achatados.
São divididos em três classes importantes
Filo Nematoda (Nemata): vermes em forma de fio
Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.
Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento.
Tegumento
O corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples.
Respiração
Os nematódeos não possuem sistema respiratório, e a respiração é cutânea ou tegumentar,