Professor
O teor alcoólico foi diminuindo a cada fração recolhida, pois o álcool está sendo destilado do vinho, assim a ultima fração coletada obteve o menor teor alcoólico.
A temperatura também foi alterada durante o processo, pois a cada fração coletada há menos álcool na mistura, componente com o menor ponto de ebulição, assim existe mais água em relação ao álcool, a temperatura de ebulição para a mistura aumenta.
Pode observar a diferença de densidade entre o vinho e o destilado, o vinho tem maior densidade e menor teor alcoólico, pois contém uma mistura com álcool, água, suco de uva. Já o destilado tem menor densidade e maior teor alcoólico.
Teor alcoólico obtido com os métodos tiveram poucas varrições:
Método de refração = 27,8 %
Método da densidade = 29,8 %
Método da separação de fases = 30 %
Observamos que os três métodos são validos por não divergirem tanto de um para o outro, entretanto a exatidão dos métodos é duvidosa.
Calculo do teor alcoólico da amostra de vinho.
Teor a partir do método de índice de refração:
Mistura obtida = 80 ml
Teor da mistura = 27,8 % (v/v)
80 ml 100 %
X ml 27,8 %
22,24 ml de etanol
Amostra inicial de vinha = 200 ml
Podemos dizer que 22,24 ml de etanol estavam em 200 ml de vinho, logo:
200 ml 100 %
22,24 ml x %
X = 11,12 %
Podemos afirmar que o valor medido de etanol na amostra de vinho é de 11,12 %
O teor alcoólico do rótulo do vinho era de 10,5%.
O mesmo calculo pode ser feito para os outros métodos, porem pode ser observar pelo teor alcoólico da amostra que os valores irão ter uma pequena variação.
Causas de erro
O vinho que foi utilizado para realizar a pratica já estava aberto e o álcool depois de coletado também ficava exposto ao ar assim pode ter sofrido oxidação.
O vinho não é uma mistura apenas de água e álcool, assim nas alíquotas coletadas pode haver outros componentes fora o álcool, interferindo diretamente no índice de refração.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a