professor
MÁRCIO COLARES MESQUITA
SOLANGE DA SILVA SOUZA
VANESSA SILVA DE ABREU
ANÁLISE DO FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
DEZEMBRO DE 2013
BOA VISTA, RR.
Introdução
Todos nós temos certas singularidades, certos gestos e posturas corporais que repetimos em determinadas situações e que denunciam, muitas vezes, o que estamos sentindo. Quem nos conhece bem sabe que, quando esfregamos os dedos na testa, cerramos o cenho ou arqueamos as sobrancelhas, é sinal de que estamos muito preocupados, ansiosos ou descontentes.
Há pessoas, porém, que perdem o controle sobre alguns movimentos e passam a repeti-los involuntária e automaticamente. Piscam os olhos, têm espasmos nos ombros ou no pescoço e contrações abruptas nos músculos da face. Esses tiques chamam a atenção de quem está por perto e, não raro, são motivo de pilhéria e imitação.
Significado:
Tique é o movimento ou vocalização humanos involuntários, súbitos e repetitivos, que envolvem um determinado grupo de músculos. Determinados tiques podem ser invisíveis ao observador (contração abdominal ou estalo dos dedos), enquanto outros não (piscar excessivo dos olhos ou movimentos bruscos com a cabeça), trazendo muitas vezes embaraço ao sujeito.
Os tiques são comportamentos involuntários e repetitivos. Por exemplo: a pessoa pisca muito os olhos ou faz movimentos com os ombros de forma estereotipada e repetitiva. Há outros movimentos incorporados que chamamos de hábitos. Quem ajeita os óculos sobre o nariz para que não caiam desenvolveu um hábito e não um tique. Geralmente as pessoas apresentam mais de um tipo de tique. Quando eles aparecem em grande quantidade, vários tiques diferentes associados a vocalizações padronizadas, por exemplo, estamos diante da
Síndrome de Tourette, um transtorno que se caracteriza por tiques motores e vocais crônicos.
Vulgarmente chamado de cacoete, pode ser uma síndrome conhecida como Gille de la Tourett e ou até mesmo ser